quarta-feira, 6 de abril de 2011

Audiência para debater lei das farmácias. Poder público ignora a audiência.

No dia 04 de abril tivemos, às 18:00hs, na Câmara Legislativa de Queimados uma audiência solicitada pelo Vereador Davi Brasil, presidente da Comissão de Políticas Públicas e Direitos do cidadão, para que se realizasse um grande debate sobre a lei de nº 92 de 1993 que estabelece o plantão obrigatório nas farmácias do município.

Embora aparentemente a audiência tenha sido boicotada, entendemos que foi um sucesso por que o POVO queimadense estava presente. Pela primeira vez a Câmara tinha em seu auditório pessoas que não foram à câmara porque eram assessores de vereadores ou funcionários do prefeito. Ali estavam pessoas conscientes de seus direitos e que, naquele momento os reivindicava com inteligência e consciência, esta última, a maior arma contra os maus políticos. Pela primeira vez o auditório estava cheio de pessoas que estavam ali porque tinham a esperança que algo poderia mudar em nossa cidade. O auditório participou de forma esplêndida dando opiniões e sugestões que serão analisadas e poderão ajudar na mudança da atual lei para que ela seja mais democrática e que possa, finalmente, ser cumprida em sua essência.

Várias autoridades foram convidadas a comparecer nesse debate que, para nós, foi de grande importância para a população queimadense. Entre as autoridades convidadas, estavam o prefeito da cidade Max R. Lemos, o secretário de saúde, Ismael Lopes, a secretária de promoção da cidadania, Pastora Édina, a presidente do conselho de saúde, Sra. Fátima Sacramento, o presidente do conselho de defesa da pessoa idosa, Sr. Prof. Amorim, a presidente do conselho de defesa da pessoa portadora de deficiência física Sra. Cirlene Marquiori, o presidente do conselho da cidade Sr. Getúlio de Moura, o presidente do conselho de defesa da criança e do adolescente, Luiz Carlos Cassiano, todos ligados ao poder executivo.

Nenhum deles compareceu! Nenhum deles mandou alguém para representá-los ou ao menos ligaram para tentar justificar a sua falta. Dentre todos esses convidados que, temos em nosso gabinete documentos protocolados que provam que foram convidados em tempo hábil, somente o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito Exmo Sr, Elias José esteve presente e participou de forma brilhante dando várias sugestões de relevante importância. Até mesmo a presidente da comissão de defesa da saúde, vereadora Dra. Fátima e o presidente da comissão de defesa do consumidor, vereador jairinho não estiveram presente. De todos os vereadores, além do Vereador Davi Brasil, que solicitou a audiência, apenas os Vereadores Machado e Elton estiveram presentes!

É importante destacar que, entre os dias vinte e oito e trinta e um de março, nosso gabinete ligou para todos os convidados solicitando que confirmassem suas presenças. Logo, entendemos que não houve um simples caso de esquecimento. Não sabemos o que lhes causou essa amnésia providencial, mas, mais uma vez comprovamos que tipo de líderes políticos nos temos e, que deveremos rever os nosso votos nas próximas eleições. (Max Martinez. A Arte realmente imita a vida.)

Não podemos esquecerda participação primorosa do Sr. Samuel, presidente da FEMANQ, do 1º Tenente Tanúrio, que representou o 24º BPM, do Sr. Adão que representou o Comitê de Acompanhamento da Câmara, do Sr. Arnaldo Marques da Farmácia Pacheco, único representante das farmácias (foram convidadas onze farmácias), e do Mirim que representou a Rádio Novos Rumos.

Alguns poderão dizer: foi um fracasso! Não pensamos assim. Toda caminhada começa com o primeiro passo. Esse primeiro passo nós demos. A população queimadense, deu.
Precisamos resgatar nas pessoas a fé, a esperança de que podemos, sim, mudar nossa realidade. Para isso, temos que tomar a consciência de que não precisamos de ninguém para mudar o mundo. Precisamos apenas de nós mesmos!

Devemos ter sempre em nossa mente de que este discurso de que nada muda, que é tudo assim mesmo, é a maior mentira que nos disseram em todo esse tempo. Podemos, sim, mudar nossa história. Temos apenas que acreditar em nós mesmos e nos mobilizar para conseguirmos nossos objetivos.


"As terríveis consequencias do pensamento negativo são percebidas muito tarde."

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário