quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vereador coloca, mais uma vez, Prefeitura de Queimados no Ministério Público.

Embora tenha sido avisado através de artigos nesse blog e através de contatos telefônicos, Prefeitura de Queimados ignora todos os avisos e obriga o Vereador Davi Brasil a colocar a Prefeitura de Queimados mais uma vez ao Ministério Público.


Pelo tipo de entulho, observa-se que não foram colocados por moradores.


No dia 04 de maio e posteriormente no dia 13 de julho desse ano, foram postados nesse blog, artigos que denunciavam o vazamento de lixo e entulho próximo à Rua das Laranjeiras, divisa dos bairros Fanchen e São Francisco.
Quando a primeira denúncia foi feita em 04 de maio, entramos em contato com a SEMURMA – Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente que nos informaram que iriam averiguar o despejo de lixo e entulho no local e resolveriam o problema o mais rápido possível(ver artigo postado nesse blogem 04 de maio). No dia 13 de julho, a coisa foi mais grave: flagramos caminhões e funcionários vazando lixo no mesmo local. Mais uma vez entramos em contato com a SEMURMA e o Exmo. Sr. Secretário de Meio Ambiente Getúlio de Moura, através do Sr. Felipe,disse que quando soube da nossa denúncia em 04 de maio, mandou fiscais ao local mas não localizou o infrator. Agora, com as provas documentais exibidas por nosso blog, iria tomar as providências cabíveis (ver artigo nesse blog postado em 13 de julho).
Foi grande a nossasurpresa quando retornamos ao local por nós denunciado e comprovamos que o descaso continua.Funcionário da Prefeitura observa ao longe fogo ateado no lixão.

Todos nós estamos cientes que hoje, mais do que nunca, a preservação do meio ambiente é de suma importância porque a não proteção ao meio ambiente vai nos levar à extinção! O que nos chama a atenção é que os órgãos que são responsáveis por manter o ambiente limpo são os primeiros a destruí-lo. A LOM (Lei Orgânica Municipal) é clara quanto a obrigação do poder público de zelar pelo meio ambiente. Veja o que diz a LOM: Capítulo II, seção II, art. 13, inciso VI, diz: “proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas”. O capítulo III da política urbana, artigo 140 inciso II, diz: “ preservar o patrimônio ambiental e cultural”. A lei prevê,também, o direito do cidadão a um meio ambiente saudável: Capítulo XI, art. 194, diz: “ Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à saudável qualidade de vida, impondo-se a todos e em especial ao Poder Público Municipal o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras gerações.”.
Infelizmente o que vemos é exatamente o contrário: o descaso do poder público em relação ao meio ambiente.
Embora denunciado, o descaso continua.

Entendemos que não nos resta mais nada, depois de várias denúncias e contatos telefônicos e caracterizar o descaso público através de fotos, só nos resta, agora, levar o caso ao Ministério Público para que a Prefeitura de Queimados cumpra com suas obrigações e pare de ignora as leis, ridicularizar e desreipeitar o cidadão queimadense que os colocou à frente da cidadde e zelar por ela e se sente agora enganado e órfão de tudo em nossa cidade.

2 comentários:

  1. Achei muito legal o trabalho desse vereador, eu fiquei até surpreso e desconfiado pq isso ñ é o q geralmente vemos, e acho super importante levar para todaa a cidade os problemas q são enfrentados pois assim a comunidade poderá saber em quem votar e irá se decepicionar menos com quem estiver a comando, eu sou Japriense mas me preocupo com Queimados pois é uma cidade que me encantei as pessoas q conheço são queimadenses e precisam de melhoras em sua cidade, e apoio quem traz mudanças para queimados até pq eu preciso de queimados evoluido onde eu possa andar pq, fico mais ai do q aqi em engenheiro pedreira. Vereador Davi Brasil parabéns pelo seu trabalho te dou todo meu apoio, acredito q com políticos competêntes como você queimados vai longe, e tbm acredito q um dia Japeri vai melhar tbm. VEREADOR PARABÉNS DAVI BRASIL PELO SEU TRABALHO!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado peço comentário.Pedimos desculpas pela demora pra te responder. Ficamos feliz em saber que nosso trabalho não é em vão.
    Deus te abençoe.

    Davi Brasil

    ResponderExcluir