terça-feira, 13 de abril de 2010

Quem paga a conta?







Mais uma vez uma tragédia anunciada! Mais uma vez a Cidade Maravilhosa é vítima de uma administração burra e míope, incapaz de ver um palmo à frente do nariz.
Culpa-se a todos e a tudo, menos aos verdadeiros culpados, a administração pública!
A cidade foi construída entre montanhas e o mar, dizem uns. As comunidades carentes entopem toda a rede de drenagem e esgoto com seus lixos, dizem outros. As encostas estão ocupadas por moradias irregulares, dizem outros mais!
E de quem é a culpa? De todos. Mas se as águas me março caem todos os anos, por que não se preparar para recebê-las? Se as encostas estão ocupadas por moradias irregulares, por que permitiram? Se as comunidades carentes entopem toda a rede de drenagem e esgoto com seus lixos, por que estes lixos não são recolhidos e as redes não são limpas antes das chuvas?
Bom, deve ser culpa da gestão passada. Tudo é culpa da gestão passada! É o mantra repetido por todo governo incompetente.
As pessoas morrem, perdem tudo o que possuem e quem paga a conta? Isso é caso de polícia! Bom, estamos no Brasil!
No Japão foram construídos vários tanques subterrâneos com capacidade de alguns milhões de litros para armazenar as águas da chuva que são liberadas após os temporais. Na Holanda, país situado abaixo do nível do mar, há séculos resolveu seu problema com as inundações e continua buscando soluções cada vez mais modernas para evitar perdas com possíveis enchentes, como é o caso das casas flutuantes presa com anéis deslizantes em postes de 5 metros de altura em que todas as instalações, elétricas e hidráulicas, se movem de acordo com as necessidades.
Temos que perder a síndrome de país de periferia e do complexo de vira latas e exigir de nossos governantes soluções plausíveis para nossos problemas. Afinal, é por isso que nós os pagamos. E pagamos bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário