terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Poder do povo organizado.



Milhares de pessoas participam hoje da 'Marcha do Milhão'
Foto:Marco Longari / AFP

Mubarak deve deixar o poder até sexta-feira, diz Mohammed ElBaradei
O principal opositor do governo do Egito espera que Mubarak deixe o país em breve
O principal opositor do governo do Egito, Mohammed ElBaradei, afirmou nesta terça-feira que o presidente egípcio, Hosni Mubarak, deve deixar o poder até sexta-feira, dia 4. Desde a semana passada, Mubarak enfrenta uma onda de protestos reivindicando sua saída. Hoje a oposição disse ter reunido o maior número de manifestantes no país - cerca de 1 milhão de pessoas.
A comissão que representa as forças da oposição egípcia, incluindo ElBaradei, informou por meio de comunicado que só inicia negociações após a saída de Mubarak.
— [Espero que] Mubarak deixe o país antes desta data. Penso que ele não vai querer ver mais sangue derramado — disse ElBaradei, referindo-se aos confrontos que há uma semana fizeram cerca de 300 mortos, segundo informações das Nações Unidas com base em dados de organizações não governamentais.
Diplomata de carreira, ElBaradei é apontado como o principal nome da oposição. ElBaradei elogiou a sugestão de buscar o diálogo, feita pelo novo vice-presidente do Egito, Omar Suleimane, mas disse que para isso é fundamental que Mubarak deixe o poder.
— Se o presidente Mubarak for embora, tudo vai correr bem. Espero que ele tenha compreendido isso e que deixe o país para dar início a uma nova era e evitar (mais) derramamento de sangue — declarou.
Nos últimos dias, Mubarak trocou parte da equipe ministerial e prometeu mudanças. Contudo, há denúncias de censura aos meios de comunicação, incluindo a internet, violência contra manifestantes e ameaça de desabastecimento no país.

Fonte: Diário Catarinense 01/02/2011

Nesta reportagem podemos ver a força que o povo tem quando está organizado. Vivemos em uma época difícil em nosso muncípio. Época em que não se obtem informações das ações do executivo, embora estejamos empenhados em conseguí-las, conforme documentos em nosso gabiente que estão a disposição de qualquer cidadão.
Somos um agente fiscalizador e estamos cientes de nossa obrigações e, por isso tentamos exercer nosso mandato de forma consciente e transparente embora seja muito difícil lutar quando estamos sozinho em uma guerra que muitos já deram como perdida.
Estaremos aqui sempre, na linha de frente, combatendo incansavelmente na esperança de sermos um dia compreendidos pela sociedade que embora exija políticos sérios, em sua maioria não reconhece os esforços daqueles que estão verdadeiramente empenhados na luta contra o sistema que está estabelecido.
Não vamos desistir nunca! Vamos continuar juntos nesta guerra! Vamos partilhar do pensamento de Rui Barbosa, que disse: Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário