quinta-feira, 10 de março de 2011

A Alienação como arma opressora e desagregadora da sociedade.




Alienação: Cessão de direitos; Estado de quem não se acha na posse de suas faculdades mentais.
Essas definições de alienação cabem bem naquilo que nos propomos a discorrer daqui para frente.

Uma das maneiras de se manter no poder com poderes absolutos é usar a alienação para oprimir e desagregar a sociedade. Com a alienação pode-se oprimir cerceando as pessoas de seus direitos mais básicos como saúde, educação etc,

Como está na nossa constituição no link .... http://www.avozdocidadao.com.br/images/artigo5_incisos_comentados_pge_sp.pdf ...... bem como desagregar a sociedade quando através dela, a alienação, se cria o descrédito nas instituições.

Não se procura a justiça por não acreditar nela; não se procura a polícia também por não se acreditar nela. Logo, se não se pode acreditar em nenhuma instituição, por que elas existem? Para que foram criadas se para nada servem? Dessa forma, não acreditando em nada que parte dos governantes, dos líderes políticos, ficam os cidadãos a mercê de favores que os leva a fazer “vista grossa” quando se vê que algo errado possa estar acontecendo, advindo daí, a facilidade para as “negociatas” que vemos quase que diuturnamente nos meios de comunicação.


Outra forma de alienação que se vê com frequência é a criação de factóides que são notícias ou informações duvidosas para criar no senso comum a possibilidade de que a população acredite em algo de interesse daqueles que detêm o poder. Talvez o maior factóide de todos os tempos tenha sido aquele criado pelo presidente norte americano W. Bush para atacar o Iraque, quando disse que aquele país possuía arma de destruição em massa, o que nunca foi provado.

Poucas vezes o povo brasileiro se sente unido senão na copa do mundo, olimpíadas ou no carnaval e, às vezes esses curtos períodos em que os brasileiros estão unidos naquilo em que se sentem orgulhosos são usados por governantes inescrupulosos para desviar a atenção do povo de situações adversas, embora comum, que com certeza ele, o cidadão não se orgulharia como saúde, educação, etc.

É necessário, portanto que estejamos atentos para não sermos enganados. Temos, sim, que participar do momento político, reivindicar, reclamar, gritar! Temos que nos fazer ouvir! Temos que buscar informações para que não fiquemos como alguns de nossos líderes político querem: alienados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário