quinta-feira, 7 de julho de 2011

1º Seminário Popular do Controle Social de Queimados supera todas as expectativas.

Embora boicotado pelas autoridades queimadenses, o seminário mostrou que há em Queimados pessoas esclarecidas e preocupadas em aumentar o seu aprendizado em relação aos seus direitos de cidadão.

No dia dois de julho, na Câmara dos Vereadores de Queimados, foi realizado o 1º Seminário Popular do Controle Social realizado pelo Controle do Controle e o mandato do Vereador Davi Brasil.
Mesa formada para iniciar o seminário.

O seminário, cujo tema foi financiamento do SUS, legislação do SUS e a importância do controle social teve presença marcante da sociedade e deixou evidente o grande interesse dos cidadãos em estar consciente de seus direitos.
Vereador Davi Brasil Israel Goulart e Maria da Penha.

Os palestrantes Maria da Penha Oliveira, Ires da Conceição do Controle de controle e o Vereador Davi Brasil presidente da Comissão de Políticas Públicas e Direitos do Cidadão da Câmara, palestraram sobre legislação do SUS, financiamento do SUS e a importância do controle social, respectivamente. As palestras duraram aproximadamente noventa minutos e logo após foi aberta a oportunidade para perguntas e propotas, o que evidenciou o alto nível dos participantes havendo, inclusive, por parte do Prof. Amorim, presidente do COMDEPI (Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa) a proposta de que se realize outros seminários como esse. Além do COMDEPI, apenas o Conselho de Saúde se fez representar nesse evento de tão importância. No final do seminário, todos os participantes receberam um certificado de participação o que mostra a seriedade com que esse evento foi planejado e executado.
Vereador Davi Brasil Palestrando sobre o SUS.

Embora convidados oficialmente, mais uma vez, as autoridades políticas de nossa cidade não estiveram presentes mostrando total desinteresse sobre a importância da proposta do seminário: saúde da população. Apenas o Secretário Municipal de Assistência Social Elton Teixeira se fez presente, discursou e, após fazer uso da palavra, se retirou do seminário.Dos que foram oficialmente convidados (documentos à disposição no gabinete do Ver. Davi Brasil), apenas o comandante do 24º BPM se dignou a enviar um ofício comunicando que, por força maior, não poderia participar do seminário. O I Seminário Popular do Controle Social foi gravado e o material visual usado pelos palestrantes, assim como as fotos fazem parte como documento que será guardado para a posteridade e está a disposição de qualquer cidadão que tenha interesse em tê-lo sob seu poder.
A Câmara teve um bom público presente no seminário.

Somos gratos a todos que nos ajudaram a realizar I Seminário Popular do Controle Social e esperamos que num futuro bem próximo possamos realizar outros eventos como esse onde a população possa ser “empoderada” com informações para que possam exigir os seus direitos. A informação é a ferramenta mais importante que um cidadão tem para exercer sua cidadania de forma plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário